Teresina (PI)

Sexta, 3 de outubro de 2008, 09h42

Candidatos se preservam no último debate em Teresina

Nazareno Fonteles (PT) acusou o Silvio Mendes (PSDB) de fazer contratações em período eleitoral
Nazareno Fonteles (PT) acusou o Silvio Mendes (PSDB) de fazer contratações em período eleitoral
Carlos Rocha/Especial para Terra

Carlos Rocha
Direto de Teresina

Os candidatos à prefeitura de Teresina procuraram se preservar no debate da TV Clube, afiliada Globo. Ao contrário dos demais debates realizados nas últimas semanas, os candidatos buscaram falar mais sobre suas propostas nas áreas de saúde e emprego para a capital piauiense.

O único momento tenso do debate ocorreu quando Nazareno Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (PSDB) discutiram sobre a saúde na capital. Fonteles classificou a saúde como o maior problema da cidade e Mendes respondeu dizendo que Teresina está sobrecarregada pelos pacientes do interior do Estado. "Os hospitais de bairro não funcionam. É uma desculpa do prefeito que faz contratações em período eleitoral", afirmou Nazareno. "O senhor cria fatos sem sustentação. As contratações foram feitas com minha autorização e dentro da lei", revidou Sílvio.

Durante o progresso do debate ocorreram mais apresentações de propostas, o que para alguns candidatos caracterizou o engessamento do encontro. "Estranhamos a demora da licitação de ônibus. Oferecemos a proposta de uma empresa pública de transportes que será saudável para Teresina", ressaltou Ismar Tavares (PCB).

"As experiências mostram que as empresas públicas são deficitárias e ineficientes. Só é possível fazer a licitação quando a Câmara autorizar", respondeu Sílvio Mendes ao candidato do PCB.

O único direito de resposta foi fruto do confronto entre Nazareno Fonteles e Lourdes Melo (PCO). "O senhor mente e o governo estadual e municipal são a mesma coisa", disse Lourdes Melo.

"Queremos governar Teresina porque queremos fazer na prefeitura uma grande mudança. Estou falando a verdade", respondeu Nazareno Fonteles que protagonizou outra discussão com Lourdes Melo quando a candidata perguntou sobre a ética do candidato na política.

Major Avelar (PSL) e Alexis Leite (Psol) usaram o debate para criticar a prefeitura e falar sobre o modelo socialista. "A comparação que tenho a fazer é dizer que Teresina é maquiada. O filho do pobre não pode chegar ao hospital do município e não é atendido", afirmou Avelar.

"Não posso seguir o modelo de gestão de vocês (a respeito de Sílvio Mendes e Nazareno Fonteles) porque é preciso um modelo que priorize os gastos públicos para o público", destacou Alexis.


Especial para Terra