Belém (PA)

Sábado, 27 de setembro de 2008, 19h58 Atualizada às 20h49

Ibope: Duciomar assume a liderança com 33% em Belém

  • Notícias

Lucy Silva
Direto de Belém

A quinta pesquisa Ibope divulgada apontou que o candidato à reeleição à prefeitura de Belém (PA), Duciomar Costa (PTB), assumiu a liderança da disputa com 33% das intenções de voto. Em segundo lugar está Valéria Pires Franco (DEM) com 18%. Em terceiro lugar estão empatados José Priante(PMDB) e Mário Cardoso(PT), com 12% das intenções de votos. Arnaldo Jordy (PPS) vem em seguida com 6% das intenções de voto, seguido de Marinor Brito (Psol), com 3%, e João Moraes (PSL), com 2%. O número de votos brancos foi de 6% e os eleitores que não sabem ou não opinaram somam 8%. O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 23 a 26 deste mês. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal, afiliada Rede Globo, e registrada sob o número 2214/ 2008, na 98ª Zona Eleitoral de Belém. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno
A pesquisa também simula cinco cenários para o segundo turno. Na disputa entre Duciomar (PTB) e Valéria (DEM), o petebista tem vantagem de 13 pontos percentuais sobre a candidata do DEM, com 45% contra 32%. Se o adversário do candidato à reeleição fosse José Priante (PMDB), a diferença seria de 45% de Duciomar contra 34% de Priante. Em uma disputa entre Duciomar e Mário (PT), o primeiro teria 50% das intenções de voto, contra 30% do candidato petista. Se Valéria Pires Franco fosse para o segundo turno com José Priante, a candidata democrata teria 35%, contra 39% do peemedebista. Já em simulação contra Mário (PT), Valéria teria 41% contra 34%.


Rejeição
O Ibope também analisou o índice de rejeição dos candidatos à prefeitura de Belém. Duciomar é o que tem o maior índice de rejeição, com 28%; seguido de Valéria Pires Franco, com 25%, e Mário Cardoso, com 23%. Arnaldo Jordy e Marinor Brito tiveram 18% de rejeição cada um; João Moraes teve 16% e Priante ficou com 14%.


Redação Terra