Fortaleza (CE)

Terça, 23 de setembro de 2008, 14h15

Vox Populi: Luizianne Lins lidera com 47% em Fortaleza

  • Notícias

Bruno de Castro
Direto de Fortaleza

A Vox Populi divulgou a sexta pesquisa de intenção de voto para prefeito de Fortaleza (CE), encomendada pelo Sistema Jangadeiro de Comunicação, afiliado do SBT. O estudo indicou que a candidata a reeleição pelo PT, Luizianne Lins, lidera na capital cearense com 47%. Em segundo lugar, aparece Moroni Torgan (DEM), com 22%; acompanhado de Patrícia Saboya (PDT), com 14%; Renato Roseno (Psol), com 2%; e Pastor Neto Nunes (PSC), Luiz Gastão (PPS), Adahil Barreto (PR), com 1% cada. Aguiar Jr. (PTC) não alcançou 1% e Carlinhos (PCB) não foi citado. Não votariam em ninguém, em branco ou nulo, totalizaram 3%. Não sabem ou não responderam foram 9%. O levantamento foi feito entre os dias 19 e 20 de setembro, ouviu 700 pessoas e está registrado sob o nº 666/ 2008. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com a amostragem anterior, Luizianne oscilou dois pontos percentuais, enquanto que Moroni e Patrícia regrediram. O democrata variou um ponto percentual e a pedetista três pontos percentuais. Roseno oscilou um ponto percentual, mesmo índice de avanço de Adahil Barreto. Os demais mantiveram seus índices. Os brancos e nulos reduziram em um ponto percentual e os que não souberam ou não responderam tiveram acréscimo de um ponto percentual.

A pesquisa apontou também a rejeição dos candidatos junto ao eleitorado. Nesse quesito, Moroni Torgan permaneceu em primeiro lugar e alargou sua base de reprovação em 2%, passou de 30% para 32%. Luizianne Lins, que antes tinha 19%, hoje marcou 23%; Patrícia oscilou de 6% para 8%; Pastor Neto passou de 7% para 6%; Aguiar Jr. variou de 2% para 3%; Luiz Gastão se manteve com 3%; Adahil e Carlinhos permaneceram com 2%; e Renato Roseno passou de 2% para 0%. Votariam em qualquer um foram 7% (antes eram 10%); não votariam em nenhum somaram 3%; e não souberam ou não responderam foram 10% (antes eram 13%).

Numa simulação de segundo turno entre Luizianne Lins e Moroni Torgan, a petista venceria o democrata com 57% dos votos, contra 34%. Os brancos e nulos seriam 5%, ao passo que os que não souberam ou não responderam indicaram 4% das respostas.

Entre Patrícia Saboya e Luizianne Lins, a candidata à reeleição derrotaria Saboya: 57% a 33%. Cinco por cento declararam voto em branco ou nulo e 4% não souberam ou não responderam.

Já entre Moroni Torgan e Patrícia Saboya, a pedetista derrotaria o democrata com 48% se contrapondo a 37%. Brancos e nulos: 10%; não souberam ou não responderam: 6%.


Redação Terra