Recife (PE)

Terça, 23 de setembro de 2008, 05h49 Atualizada às 07h23

PE: Mendonça Filho quer priorizar educação e saúde

  • Notícias

Ampliar o índice de atendimento das equipes do programa Saúde da Família e melhorar a educação em Recife são as principais propostas do candidato do Democratas (DEM) à prefeitura da capital pernambucana, José Mendonça Filho.

Para a saúde, Mendonça Filho prometeu ampliar para 60% a cobertura do programa Saúde da Família e construir dois centros especializados em cardiologia e neurologia. "Vamos investir forte na saúde básica, com atendimento de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, clínicos gerais. Investir nos gargalos que impedem a população de ter acesso a exames e médicos", afirmou.

"Vamos criar dois centros de especialidades: um em cardiologia e outro em neurologia, além de um centro de especialidade para a saúde da mulher. Na maternidade Bandeira Filho, vamos ter um centro especializado em atenção à saúde do idoso. Com relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nossa intenção é descentralizar as unidades para que possamos atender a população nas várias localidades e bairros da cidade de forma rápida e segura", prometeu.

Na educação, o democrata quer retirar Recife da condição "de umas das piores do País". "Vamos reverter isso, investindo na ampliação da chamada criação infantil, para uma população de 150 mil crianças de até cinco anos. Hoje, temos apenas 10% de atendimento. Pretendemos elevar o atendimento com creches para todos os bairros e, ao mesmo tempo, levando adiante um projeto de fortalecimento e melhora da educação fundamental", disse Mendonça Filho. Ele prometeu ainda implementar escolas em tempo integral em áreas mais carentes da cidade.

Na segurança pública, Mendonça Filho prometeu colocar a guarda municipal para proteger o patrimônio e melhorar a iluminação pública para reduzir os índices de criminalidade. "Vamos atuar para que tenhamos ruas desobstruídas e a iluminação pública bem cuidada. Ruas bem iluminadas em que as ambulâncias possam entrar, assim como os carros de polícia. Os bairros têm que estar bem urbanizados, com saneamento e habitação (arrumados) para que a gente evite a proliferação do domínio dos bandidos nas áreas mais carentes da cidade. Por fim, a principal ação está associada às atividades para a juventude", disse.

Melhorar a infra-estrutura da cidade, criar corredores exclusivos para ônibus e construir novas vias são as principais promessas do democrata para o transporte público de Recife. "Ou seja, o metrô, que funcionará sobre rodas, com plataforma de embarque na mesma altura do ônibus, portas que abrirão lateralmente, segurança e velocidade para que a capital pernambucana tenha um serviço de transporte público de boa qualidade", disse Mendonça.

Em relação à moradia, Mendonça Filho prometeu reeditar o programa Pró-metrópole, utilizado, segundo ele, no período em que foi governador. "É um projeto de melhoria habitacional e de infra-estrutura em áreas carentes da cidade. Levaremos adiante o projeto, que é uma iniciativa que atende a população em termos de qualidade de vida. Vamos fazer com que cada vez mais projetos possam resultar em melhoria da qualidade de vida da nossa população".

Com a saída do governador Jarbas Vasconcelos, que deixou o governo para disputar uma vaga no Senado, Mendonça Filho assumiu a administração de Pernambuco por nove meses, entre abril e dezembro de 2006. O candidato tambpem foi ex-deputado federal e deputado estadual por dois mandatos.


Agência Brasil