Vitória (ES)

Domingo, 21 de setembro de 2008, 11h08 Atualizada às 16h52

ES: Teteco quer anunciar secretários antes das eleições

  • Notícias

O candidato à prefeitura de Vitória (ES) pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Bernardo Teteco, pretende anunciar seu secretariado antes das eleições. Com uma equipe técnica, o candidato quer promover, se eleito, um enxugamento da máquina pública, reduzindo o número de cargos comissionados.

"Essa política tem que ser revista para diminuir os cargos comissionados e ainda substituí-los, pelo menos com eles já reduzidos, por cargos efetivos", afirmou o candidato.

Se, por um lado, ele quer reduzir o efetivo da máquina pública, por outro, pretende ampliar os quadros em determinados setores. É o caso, por exemplo, da segurança. Em parceria com o governo estadual, Bernardo Teteco promete aumentar o efetivo da guarda municipal para melhorar o combate à violência na cidade.

Outra providência a ser tomada, caso eleito, é promover cursos de preparação para os profissionais da segurança pública. Outra promessa é "monitorar toda a cidade de Vitória com câmeras de vídeo".

Para a saúde, uma das medidas que o candidato do PRTB adotará será a construção de um hospital municipal. Ele disse que julga de fundamental importância essaa construção, uma vez que a rede hospitalar da capital capixaba atende, também, moradores do sul da Bahia e do noroeste de Minas Gerais.

Bernardo Teteco ressaltou que a rede municipal de saúde não pode restringir seu trabalho ao pronto atendimento. "Precisamos ampliar para a geriatria, urologia, ginecologia, vários exames que podem ser feitos dentro da instituição hospitalar", afirmou.

Na educação, o candidato prometeu focar suas ações para o ensino integral. Sua pretensão é manter as crianças da rede pública em turnos de oito horas. "Os pais vão conseguir trabalhar tranqüilos, sabendo que os filhos não estarão expostos aos malefícios da sociedade", considerou Bernardo Teteco. Outro ponto da campanha do candidato é a revisão dos salários pagos aos professores. Uma vez eleito, Teteco prometeu que vai discutir o assunto com o Sindicato dos Professores de Vitória.

O controle e tratamento do lixo produzido pela população de Vitória é uma das bandeiras ambientais do candidato. A idéia dele é utilizar o lixo para a produção de energia em usinas termelétricas. Ele acredita que esta providência lhe daria condições de acabar com dois impostos de uma só vez: a taxa de lixo e a taxa de iluminação pública.

O aproveitamento da água de esgoto também está na proposta de governo de Bernardo Teteco. Segundo ele, é necessário pensar no reaproveitamento dessa água para utilizá-la, por exemplo, na lavagem de calçadas e irrigação de árvores. "Grande parte das calçadas, praças, árvores são molhadas com água com flúor e cloro. Temos que reaproveitar a água de esgoto, descargas e reutilizá-las para essas atividades", argumentou.


Agência Brasil