Vitória (ES)

Sábado, 20 de setembro de 2008, 10h02 Atualizada às 11h01

Vitória: Rezende promete realizar concursos públicos

  • Notícias

O candidato à prefeitura de Vitória Luciano Rezende (PPS) afirmou que otimizar os recursos da prefeitura municipal, para que os gastos com custeio não prejudiquem a capacidade de investimento. Rezende explicou que Vitória tem um orçamento anual de R$ 1,2 bilhão, o que representa um gasto por habitante de R$ 3,6 mil. Em entrevista, o candidato prometeu realizar concursos públicos, principalmente nas áreas de saúde e educação, com o objetivo de melhorar o atendimento público nas áreas carentes de Vitória.

O candidato afirmou que o maior problema reside na falta de especialistas no sistema público municipal. Segundo ele, no caso de necessidade de um exame especializado, o cidadão que depende da rede pública espera de seis meses a um ano para ser atendido."Essa crise de especialistas nós vamos atacar de frente, aumentando os convênios, que eu já fiz quando fui secretário de Saúde na cidade, no ano de 2003 e início de 2004. Vitória tem vários hospitais, todos eles funcionando com problemas. Ao invés de construir um novo hospital municipal, a prefeitura precisa assumir a gestão desses hospitais com o governo do estado", defendeu o candidato.

Na área da educação, Luciano Rezende disse que vai adotar o conceito de "educação ampliada" nas escolas municipais. O objetivo, segundo ele, é manter o aluno o máximo de tempo na rede municipal de ensino, onde a grade horária seria completada com atividades artísticas, esportivas e culturais.

No combate à violência, Rezende defendeu a ampliação do efetivo da guarda municipal que, em parceria com a Polícia Militar, faria o policiamento preventivo nos bairros da cidade. "Vamos fazer um gabinete de acompanhamento dos indicadores da violência ligado diretamente ao meu gabinete de prefeito. De braços dados com o governo de Estado, vamos dar contribuição no policiamento preventivo e também envolvendo porteiros, câmeras de condomínios junto com comunidade, Policia Militar e Guarda Municipal, por meio de comunicação com rádio para poder fazer o monitoramento da cidade por inteiro", afirmou o candidato.

No que diz respeito à preservação ambiental, uma das propostas do socialista é obrigar as indústrias poluidoras a cumprirem termo de compromisso, assumido com o Ministério Público, de reduzir a emissão de resíduos na atmosfera. Além disso, Rezende pretende apoiar o programa estadual de saneamento Águas Limpas, que prevê a construção de uma rede de saneamento básico, com tratamento do esgoto despejado nas praias de Vitória.

Para melhorar a qualidade do transporte público, o candidato pretende criar um corredor exclusivo para o tráfego de ônibus, utilizando o exemplo do transporte coletivo de Curitiba. "O corredor exclusivo prevê ônibus com ar-condicionado chegando e saindo na hora para que o trabalhador não fique pendurado em ônibus lotado e parado no trânsito", disse.


Agência Brasil