PortoVelho (RO)

Sexta, 19 de setembro de 2008, 17h58 Atualizada às 18h06

RO: PF prende quatro suspeitos de ameaçar eleitor

  • Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) divulgou que a Policia Federal prendeu quatro pessoas suspeitas de terem ameaçado um eleitor. Com os eles foram encontradas listas com o nome de escolas e órgãos públicos e uma sacola com diversos santinhos do candidato à vereador de Porto Velho (RO) Paulo Kemp (PCdoB). Os suspeitos foram presos no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 364, entre as cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari.

O candidato disse que conhece os detidos e que tomou conhecimento do fato por meio da imprensa.

De acordo com o TRE-RO, o Disque Eleição 148 recebeu várias denúncias de que funcionários da empresa Rocha Segurança ltda estariam ameaçando e coagindo empregados para que votassem no candidato.

Segundo as denúncias, pessoas compareciam aos postos de vigilância da empresa e diziam que os vigilantes deveriam apoiar o referido candidato, pois, se eleito, a empresa teria mais postos de vigilância e quem não votasse poderia se demitido.

Um dos vigilantes denunciou ter sido vítima de ameaças por parte de Cristiano Celestino da Silva, Edson Rocha Siqueira, Francisca Maria Auxiliadora Nascimento e Éster Camurça Lima, presos pela PF.

Os envolvidos foram encaminhados para o presídio Urso Branco e para o presídio feminino. Outras testemunhas prestaram esclarecimentos na Polícia Federal ainda pela manhã.

Os presos foram enquadrados no art. 301 do Código Eleitoral que versa sobre o uso de "violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos".


Redação Terra