PortoVelho (RO)

Sexta, 19 de setembro de 2008, 08h35 Atualizada às 08h40

TRE-RO orienta policiais para atuação nas eleições

  • Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) reuniu os mais de 700 integrantes das polícias Federal, Rodoviária e Militar, que farão a segurança das eleições em Porto Velho, para orientá-los sobre a correta atuação durante o restante dos dias que antecedem a eleição e durante o dia das eleições. Durante reunião, os policiais receberam esclarecimentos sobre os principais tipos de crimes eleitorais, além das regras relacionadas com a propaganda irregular, transporte de eleitores e funcionamento do Juizado Especial Eleitoral.

Os policiais aproveitaram a ocasião para tirar dúvida sobre pontos que envolvem a segurança das eleições. O questionamento mais comum referia-se aos critérios para identificar uma propaganda eleitoral irregular e procedimentos a serem adotados quando da prisão de alguém sob acusação da prática de crime eleitoral.

Os juiz eleitoral Sérgio Willian orientou os policiais a buscarem esclarecimentos no Disque-Eleições, caso surgir alguma dúvida. "Se durante as atividades surgirem dúvidas quanto a algum procedimento a ser adotado, o policial deve imediatamente ligar para o Disque Eleição 148. Na Central 148 os atendentes terão os telefones de contato dos Juízes Eleitorais", disse.

Os juízes lembraram ainda que vereadores e prefeitos não possuem imunidade parlamentar, logo, podem ser presos da mesma forma que qualquer outro cidadão.


Redação Terra