Vitória (ES)

Sexta, 19 de setembro de 2008, 06h00 Atualizada às 07h33

ES: Coser quer intensificar parcerias na prefeitura

  • Notícias

O prefeito e candidato à reeleição em Vitória, o petista João Coser, pretende intensificar as parcerias com os governos estadual e federal para dar andamento aos projetos já em execução, bem como os que pretende efetivar em um eventual segundo mandato. Para concretizar suas propostas, Coser afirmou que, além das parcerias públicas, conta com o apoio de uma equipe responsável pela elaboração de projetos e captação de recursos para implementá-los.

Para João Coser, o maior desafio na saúde estará no atendimento especializado. O objetivo, segundo ele, é tornar o sistema mais ágil no atendimento dos pacientes. A ampliação do atendimento médico nas unidades públicas passa, de acordo com o projeto do candidato, pelo atendimento em horário noturno e a ampliação do sistema. "Nós temos uma boa rede de atenção básica, temos as nossas unidades de saúde e, agora, nós estamos adquirindo um centro de especialidade", afirmou Coser.

Quanto à segurança pública, mesmo entendendo como papel do governo estadual, o candidato pretende concluir até junho de 2009 o sistema de monitoramento de Vitória por vídeo. De acordo com ele, a viabilização dessa proposta passa por uma parceria com o governo estadual e também com o apoio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

A construção de um metrô leve na cidade é outra aposta do candidato para reduzir o transtorno da população com os engarrafamentos no trânsito. O projeto está sob análise do Ministério das Cidades. Coser disse que, com parcerias a serem estabelecidas com governos federal e estadual, seria possível colocar o metrô leve em funcionamento já no primeiro semestre de 2009.

Com foco no transporte coletivo, João Coser afirmou que sua equipe analisa, também, a construção de duas novas pontes, ligando Vitória a Vila Velha, bem como a reativação do sistema aquaviário, com a aquisição de barcas para transportar os moradores dos dois municípios.

No setor da educação, a prioridade do candidato está na universalização do ensino infantil. "Temos dois objetivos: reduzir a quantidade de alunos na sala de aula para melhorar o nível da educação e, ao mesmo tempo, iniciar o processo de educação em tempo integral", resumiu o candidato.

João Coser disse que a meta é chegar a pelo menos 30% das crianças em tempo integral. Isso significa, segundo ele, a construção de 30 novas escolas destinadas ao ensino fundamental. "Vamos conseguir colocar na escolaas crianças de seis meses até a conclusão do ensino fundamental por nossa conta e, parte delas, com lanche e almoço", prometeu.

Sobre meio ambiente e saneamento básico, a plataforma do candidato é tratar 100% do esgoto da cidade. Em 2004, quando assumiu a prefeitura, Coser afirmou que Vitória tinha 46% da rede canalizada e hidratada. Acrescentou que, por conta de uma parceria com o governo estadual, a construção das 54% restantes já foi contratada.


Agência Brasil