São Luís

Segunda, 15 de setembro de 2008, 05h51 Atualizada às 09h35

MA: Cleber Verde propõe escola em tempo integral

  • Notícias

O candidato do PRB à prefeitura de São Luís, Cleber Verde, afirmou que levará entusiasmo à cidade. O programa escola em tempo integral é um dos projetos que pretende levar adiante caso venha a ser eleito.

» vc repórter: mande fotos e notícias

Com o respaldo de ter apresentado 278 projetos em quase dois anos, no primeiro mandato como deputado federal, Verde promete implementar na capital o programa escola em tempo integral. "O programa permite que a criança almoce na escola após a aula, e possa, no meio da tarde, escolher que tipo de atividade alternativa terá. Por exemplo, esporte, teatro, música, reforço escolar, informática, inglês. Isso tudo com o intuito de que a criança esteja totalmente envolvida com o ensino, da 1ª à 9ª série", disse o candidato.

Verde prometeu também valorizar os professores. "Valorizar o profissional significa pagar um valor acima do teto nacional, que lhe permita estar motivado para repassar o conhecimento com mais entusiasmo. Portanto, não vamos abrir mão da valorização desses profissionais importantíssimos para a sociedade".

Na área da saúde, a principal preocupação do candidato é descentralizar o atendimento de emergência, hoje concentrado no Socorrão 1 e 2, os principais hospitais públicos da capital maranhense. "São Luís é uma cidade regional e atende a 27 municípios. Temos 40 postos construídos, com atendimento precário, mas em funcionamento. Vamos qualificar recursos, otimizar as ações e fazer com que os serviços de saúde desses postos sejam ampliados, com infra-estrutura, comércio, medicamentos, médicos motivados para atender o cidadão próximo de sua casa, evitando que ele vá apenas para o Socorrão. Vamos desafogar os grandes hospitais de urgência e emergência", prometeu.

Na segurança, a aposta de Verde está na composição da própria chapa, que tem como candidato a vice-prefeito o tenente-coronel Adair. Segundo Verde, uma das propostas apresentadas pelo seu vice é o programa de segurança preventiva. "Vamos utilizar a guarda municipal, aumentando o contingente para que os guardas possam estar nas ruas, nas praças públicas, nos prédios públicos e principalmente no centro histórico.

Para melhorar o transporte público, Verde pretende investir na reformulação do sistema de escoamento das águas fluviais e construir novas vias. "O sistema de coleta de águas de São Luís é precário e precisamos fazer macrodrenagens para evitar que, no momento das chuvas, a água fique empoçada, por conta do entupimento da tubulação de esgoto", afirmou.

"Vamos construir novas vias alternativas às que temos hoje, criar novas alternativas, por meio de um trabalho da prefeitura, principalmente, colocando pontes sobre o Rio Anil, que vai ligar ponto a ponto de São Luís, dando mais fluidez ao trânsito".

Preocupado com a degradação do patrimônio histórico, o candidato prometeu implementar programas que estimulem os moradores dessas áreas a serem os principais agentes na conservação dos casarões e azulejos portugueses. "Vamos tornar a iluminação eficiente, melhorar a urbanização e, acima de tudo, dar segurança aos cidadãos de São Luís e aos turistas, que são geradores de renda para a nossa cidade", disse.

Para habitação social, o candidato planeja investir em parcerias com o governo federal. "Vamos buscar ter, com a ajuda de programas do governo federal, casas populares para que o cidadão de baixa renda possa ter a oportunidade de ter a casa própria, uma moradia que lhe dê conforto para viver com qualidade de vida", concluiu Verde.


Agência Brasil