Tocantins

Domingo, 31 de agosto de 2008, 08h53

TO: "Comícios da Cidadania" esclarecem o eleitorado

  • Notícias

A 23ª Zona Eleitoral do Tocantins realizou uma série de eventos para conscientizar politicamente a população dos municípios de Pedro Afonso (sede da Zona Eleitoral), Santa Maria do Tocantins, Rio Sono e Bom Jesus do Tocantins. As cidades que integram a Zona Eleitoral puderam assistir aos chamados "Comícios da Cidadania", peças teatrais realizados pela Justiça Eleitoral em praça pública para levar à população local informações sobre a importância do voto consciente e da participação de todos no processo político.

» TO: candidata é multada por propaganda irregular
» vc repórter: mande fotos e notícias

Os comícios da cidadania foram realizados em julho e agosto, atraindo grande público para as praças das cidades, com média de 400 pessoas em cada dia. O publico presente assistiu à peça "Voto vendido, consciência perdida", escrita e encenada por servidores da Justiça Eleitoral tocantinense, alertando os eleitores sobre a prática de compra de voto.

Após a peça, o juiz eleitoral Milton Lamenha de Siqueira e o promotor eleitoral André Varanda fizeram palestras e responderam a perguntas da platéia.

Segundo juiz Milton Lamenha, a idéia de realizar o comício da cidadania surgiu em conversas com seu colega Marlon Reis, juiz eleitoral de Itapecuru-Mirim, no Maranhão, que vem realizando eventos semelhantes.

O juiz percebeu que a apresentação teatral seria muito útil nos comícios da cidadania. Segundo ele, "a peça aproxima o cidadão, pois fala a linguagem do povo e tem um discurso direto".

Ele acrescenta que a iniciativa já vem mostrando bons efeitos, pois "a população está com mais confiança na Justiça Eleitoral depois dos comícios da cidadania".

Em breve, a equipe da 23ª Zona Eleitoral deve voltar a visitar todos os municípios, e desta vez a intenção é fazer palestras nas escolas, para orientar o eleitorado adolescente.


Redação Terra