Pesquisas

Quinta, 28 de agosto de 2008, 20h05 Atualizada às 09h52

Ibope: Castelo lidera com 51% em São Luís

  • Notícias

Shirley Freire
Direto de São Luís

O Ibope divulgou nesta quinta-feira a segunda pesquisa de intenção de voto para prefeito de São Luís (MA). De acordo com o levantamento, João Castelo (PSDB) aparece em primeiro lugar com 51% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Clodomir Paz (PDT), com 8%, seguido por Flávio Dino (PCdoB), com 7%, Raimundo Cutrim (DEM), com 5%, Cleber Verde (PRB), com 4% e Pedro Fernandes (PTB), com 2%. Gastão Vieira (PMDB) e Paulo Rios (Psol) aparecem com 1% cada. Os candidatos Welbson Madeira (PSTU) e Waldir Maranhão (PP) não pontuaram. Dentre os 805 entrevistados ouvidos entre os dias 23 e 25 de agosto, os votos brancos e nulos somaram 8%, não sabem, 11%, e não responderam, 1%. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante filiada da Rede Globo e está registrada na 2ª zona eleitoral de São Luís, com o protocolo 8.023/2008.

» Polícia apreende cinco carros de som
» MA: domingo de campanha nas praias e zona rural
» São Luís: candidatos estréiam na TV
» vc repórter: mande fotos e notícias

Na primeira pesquisa Ibope, divulgada no último dia 16 de agosto, o candidato do PSDB, João Castelo aparecia com 47% das intenções de voto, na pesquisa divulgada hoje ele está com 51%. Clodomir Paz (PDT) tinha 11%, oscilou para 8%. Flávio Dino (PCdoB) que na primeira rodada aparecia com 4%, está agora com está com 7%. Raimundo Cutrim (DEM) tinha 4% e foi para 5%. Cléber Verde (PRB) tinha 7%, agora tem, 4%. Pedro Fernandes (PTB) estava com 1% e agora aparece com 2%. Gastão Vieira (PMDB) teve 1% das intenções de voto nas duas pesquisas. Paulo Rios (Psol) tinha 1%, agora não pontuou. Brancos e Nulos somavam 10% na primeira pesquisa, agora somam 8%. Não sabe e não respondeu totalizavam 13%, agora são 12%.

O Ibope realizou uma simulação de segundo turno entre os candidatos mais bem posicionados na primeira pesquisa. Se a disputa fosse entre João Castelo e Clodomir Paz, o primeiro teria 65% dos votos e o segundo 16%. Brancos e nulos somariam, 11%, não sabem e não responderam, 1%.

Caso a disputa fosse entre Castelo e Cléber Verde, Castelo teria 63% e Cléber ficaria com 17%. Brancos e nulos somariam 11%, não souberam, 7% e não responderam, 2%.


Especial para Terra