Aracajú (SE)

Domingo, 24 de agosto de 2008, 12h04 Atualizada às 12h14

SE: candidato reúne ciclistas para passear pela cidade

  • Notícias

As ciclovias, que interligam os bairros, são uma das principais obras de Edvaldo Nogueira (PCdoB)
As ciclovias, que interligam os bairros, são uma das principais obras de Edvaldo Nogueira (PCdoB)
Cássia Santana/Especial para Terra

Cássia Santana
Direto de Aracaju

O prefeito e candidato à reeleição de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PCdoB), reuniu eleitores para percorrer, de bicicleta, 10 km numa das ciclovias da cidade. A aventura foi batizada de "Pedalando para o futuro".

» SE: candidatos se apresentam no horário eleitoral
» SE: candidato à reeleição tem maior tempo na TV

As ciclovias, que interligam os bairros, são uma das principais obras da prefeitura. "A idéia de uma cidade mais humana, com menos carros, barulho e poluição me agrada muito. As ciclovias também são fundamentais para que Aracaju seja a capital brasileira da qualidade de vida", disse o prefeito.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) estava entre os cerca de 300 pessoas, que pedalaram ao lado de Nogueira e do candidato a vice, Sílvio Santos.

Amarildo da Paixão, 40 anos, acompanhado do filho e de um sobrinho, ambos com 9 anos, também participou. "Cheguei cedo aqui, antes das 7h, por que quero enfeitar minha 'magrela', colocar adesivos e uma bandeira de Edvaldo. Eu uso a ciclovia todo dia e posso dizer o quanto é seguro andar por elas. Edvaldo está fazendo o certo com esta expansão das ciclovias", afirmou.

Luciano Dionísio, que mora no bairro América, garantiu que usa as ciclovias diariamente para ir trabalhar. "Antigamente era comum a gente ver acidente de trânsito envolvendo bicicletas, hoje é muito difícil", lembrou.

Segundo o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, "as ciclovias vieram para proteger a vida das pessoas que se utilizam da bicicleta para trabalhar ou passear, por que ela delimita os espaços, e acaba com a disputa entre carros e bicicletas".

Em Aracaju, a ONG Ciclourbano é uma das idealizadoras da criação de ciclovias na cidade. "O mérito da administração de Edvaldo, quando levanta um tema moderno como esse, é levar para um nível elevado de discussão as possibilidades alternativas de mobilidade urbana que sejam mais limpas e saudáveis. (...) Nunca nenhum prefeito se preocupou com isso. Sabemos que é um trabalho de médio e longo prazo e é preciso mais quatro anos para consolidá-lo. Não podemos correr o risco de perdermos todas essas conquistas", observou o secretário-geral da entidade, Fabrício Lacerda.


Redação Terra