Belém (PA)

Quarta, 20 de agosto de 2008, 15h37 Atualizada às 15h37

Belém: candidatos mostram padrinhos de campanha

  • Notícias

Lucy Silva
Direto de Belém

Os sete candidatos à prefeitura de Belém usaram o primeiro dia do horário eleitoral gratuito na televisão para mostrar seus padrinhos de campanha e um pouco de suas trajetórias. O presidente Luís Inácio Lula da Silva e a senadora do PSol, Heloísa Helena, gravaram depoimentos de apoio a dois candidatos. O senador Eduardo Suplicy também falou no programa eleitoral de um candidato local.

» Ibope: Costa e Valéria empatam em Belém
» PA: MP pede multa de R$ 212 mil para candidato
» PA: arrecadação de candidatos é de R$ 294 mil

O presidente Lula gravou depoimentos para o candidato do PMDB, José Priante e para o candidato do PT, Professor Mário Cardoso. Sobre Priante o presidente afirmou que ele "é uma liderança jovem, mas que conhece os problemas e principalmente as soluções para o povo do Pará."

No depoimento que deu sobre Mário Cardoso (PT), o candidato de seu partido, Lula foi mais além. "Antes mesmo de estar ligado à política ele já era respeitado na área da educação. Sempre esteve envolvido na luta sindical e em defesa da Amazônia", disse.

Já a ex-senadora Heloísa Helena (PSol), apareceu tanto no programa de Mário Cardoso (PT) como no da candidata do Psol, Marinor Brito. A ex-senadora afirmou que o candidato do PT tem compromisso com a capital. "Mário já deixou claro seu compromisso com Belém pelo conjunto de ações que desenvolveu à frente da secretaria de educação. Como prefeito ele vai ampliar esse compromisso", afirmou.

Já no programa do candidato Marinor Brito (Psol), Heloísa Helena aparece dizendo que "Marinor é uma amiga, que não se rende. É competente e honesta e está preparada para administrar Belém", conclui.

O Senador Eduardo Suplicy aparece no programa de Mário Cardoso dizendo. "Ele é uma pessoa dedicadíssima à educação, sobretudo estará ajudando o Presidente Lula no desenvolvimento do país", ressalta.

Além dos padrinhos de campanha, alguns candidatos aproveitaram para falar sobre sua trajetória política e mostrar alguns feitos executados durante mandatos que exerceram. Foi o caso de Váléria Pires Franco (DEM).

Seu primeiro programa mostrou sua história desde quando era jornalista, até seus feitos na área de saúde enquanto vice-governadora e secretária de promoção social da gestão passada, do ex-governador Simão Jatene. "Quero ser prefeita para tornar sonhos realidade", disse a candidata.

A mesma postura teve o candidato à reeleição, Duciomar Costa (PTB). Apesar de não gravar nenhum depoimento para seu programa eleitoral, seu primeiro horário na TV mostrou as obras realizadas pela prefeitura nas áreas de transporte, saúde e saneamento.

Já o candidato Jordy (PPS), falou de seu trabalho como deputado estadual e pediu o voto dos eleitores. "Vocês me conhecem e sabem que venho me preparando para esse cargo a muito tempo. Vamos mostrar que podemos fazer diferente".

O candidato do PSL, o delegado de polícia João Moraes, apresentou como proposta, em seu primeiro programa, a criação da subprefeitura de bairro. "O povo do bairro que vai eleger esse dirigente. Vamos inovar com a liderança comunitária", disse.


Especial para Terra