Teresina (PI)

Quarta, 20 de agosto de 2008, 14h34 Atualizada às 14h52

Teresina: candidatos evitam propostas na TV

  • Notícias

Carlos Rocha
Direto de Teresina

Os candidatos à prefeitura de Teresina fizeram a primeira edição de seus programas eleitorais na TV sem dar a noção exata de suas propostas, mas com maior interesse em agradar o eleitor. Os principais candidatos na disputa, Sílvio Mendes (PSDB) e Nazareno Fonteles (PT), aproveitaram o programa para homenagear Teresina. Já Alexis Leite (Psol), Lourdes Melo (PCO), Ismar Tavares (PCB) e Major Avelar (PSL) tentaram se apresentar como os candidatos da mudança.

» PI: candidatos fazem sigilo sobre programas de TV
» Ibope: Sílvio Mendes lidera com 67% em Teresina
» vc repórter: mande fotos e notícias

A primeira a se apresentar foi Lourdes Melo. Como atualmente a candidatura dela está em discussão judicial, a candidata protestou com uma tarja sobre as imagens de propaganda dizendo "Não à impugnação".

Em seu programa, Lourdes Melo ressaltou que o PCO participa das campanhas políticas para fazer denúncias e apresentar a cartilha do partido. "Nosso partido aproveita este espaço para divulgar um programa socialista e mostrar também as mazelas do capitalismo", disse a candidata.

Nazareno Fonteles (PT) foi o segundo, com um programa focado em se apresentar como candidato do presidente Luis Inácio Lula da Silva e do governador Wellington Dias, ambos do PT. O próprio jingle da campanha traz a meta de tentar fazer com o que o eleitor estabeleça um alinhamento nas três esferas de governo, com a eleição de Nazareno.

"Acredito que esse é o nosso destino", afirmou o candidato em seu programa, que contou com personagens conhecidos da política estadual, entre eles o governador Wellington Dias. "Temos um sonho de um projeto maior para nossa cidade", disse o governador.

O atual prefeito e candidato à reeleição, Sílvio Mendes (PSDB), ressaltou em seu programa o papel de técnico e não de político. O candidato citou a parceria administrativa que tem com o governo estadual e federal. "Queremos dividir com você os méritos para uma cidade melhor", comentou.

O programa de Sílvio Mendes apresentou principalmente as obras realizadas pelo seu governo nas áreas de saúde e educação, dando os créditos não só ao candidato, mas à equipe. "Os resultados de nossa administração são resultados de pessoas que conhecem bem Teresina", destacou o candidato, que finalizou o programa com uma homenagem à Teresina.

Ismar Tavares se apresentou ao eleitor e contou em linhas gerais o que pretende fazer para o transporte coletivo da capital. "Vamos criar a empresa municipal de transporte coletivo para mostrar que outro modelo de transporte público é possível, ao invés deste que aí está", ressaltou Ismar. O seu programa foi o único que contou com a participação da candidata a vice, Luciana Araújo.

O candidato Major Avelar conclamou a população a pensar diferente, e se colocou como um personagem diferenciado que merece ser eleito. "Vamos pensar e agir diferente. Eu sou a pessoa em quem você pode votar. Vamos fazer o que precisa ser feito", disse o candidato que atualmente tenta evitar uma campanha mais voltada para o humor, como outras de que já participou.

Pouco à vontade no vídeo, o candidato Alexis Leite mostrou o seu currículo para mostrar que é um candidato comprometido com as lutas do povo.

"Sempre coloquei o meu título de mestre a serviço do povo. Somos a opção dos oprimidos contra os candidatos oficiais", disse referindo-se à Sílvio Mendes, que tenta a reeleição, e Nazareno Fonteles, que representa o governo do Estado na disputa.


Especial para Terra