Tocantins

Domingo, 17 de agosto de 2008, 17h29 Atualizada às 17h29

TO: TRE faz campanha para reduzir votos nulos

  • Notícias

Com o objetivo de reduzir o número de votos nulos nas eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza uma série de treinamentos com os eleitores de quatro municípios do Estado, Araguatins, Riachinho, Arraias e Talismã, onde foram registrados altos índices de votação nula nas últimas eleições.

» vc repórter: mande fotos e notícias

De acordo com o TRE, o treinamento ensina os eleitores a usar a urna eletrônica em locais como escolas, bancos, eventos e festas populares onde há grande concentração de pessoas. Os funcionários do tribunal também percorrem lugares de difícil acesso, como povoados, aldeias e pequenas comunidades rurais. Em muitos casos, a urna eletrônica é instalada na parte traseira do veículo da Justiça Eleitoral.

O treinamento não é novidade em Tocantins, desde 1996, quase todos os municípios já foram visitados com este intuito. O TRE concentra esforços em localidades que registraram índices de voto nulo superiores a 10% nas eleições de 2006. A expectativa é de reduzir os números em pelo menos 3% nestas localidades.


Redação Terra