Rio Branco

Sexta, 15 de agosto de 2008, 08h07 Atualizada às 08h07

TRE-AC já recebeu 252 denúncias de irregularidades

  • Notícias

Até a última quarta-feira, o serviço Disque-Denúncia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre já havia registrado 252 denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais em todo o Estado.

» Coligação tenta arrecadar fundos com restaurante
» vc repórter: mande fotos e notícias

A maior quantidade de denúncias recebidas, com 78 registros, se referem à jurisdição da 8ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Senador Guiomard, Acrelândia, Capixaba e Plácido de Castro.

Em segundo lugar, com 55 denúncias, aparece a 9ª Zona, com abrangência em parte do município de Rio Branco e do Bujari. Entretanto, tem sido recebidas denúncias dos demais municípios do Estado.

Das denúncias recebidas, 79 se referem à propaganda eleitoral irregular, 45 sobre compra de votos, 45 relacionada com condutas vedadas à agente público, 18 referente à transporte e alimentação, e 65 sobre outros crimes eleitorais, entre os quais elaboração de lista contendo nome e número de título de eleitores.

Caso comprovada a irregularidade denunciada, tanto o candidato, como o terceiro, eleitor ou não, que cometeram infração à lei eleitoral, poderão ser punidos pelo ato.

Disque-Denúncia
A partir de uma ligação gratuita para o número 0800-647-4300, a população de todo o Estado do Acre, poderá comunicar ao respectivo Juiz Eleitoral, mesmo sem precisar se identificar, as irregularidades na propaganda, bem como outros crimes previstos na legislação eleitoral (Disque-Denúncia), e ainda, solicitar informações referentes à sua situação eleitoral e ao pleito municipal (Disque-Eleições).

No caso de denúncia, o interessado também poderá acessar o site do TRE-ACe registrar as informações no link "Disque-Denúncia", ou encaminhar as informações para o correio eletrônico denuncia@tre-ac.gov.br.

Além das provas testemunhais, é possível enviar fotos, vídeos, áudios, objetos, documentos e outras formas que possam comprovar a irregularidade eleitoral.

Os serviços Disque-Denúncia e Disque-Eleições, com o número 0800-647-4300, funcionarão das 8 às 18 horas, nos dias úteis, sábados, domingos e feriados, até o dia 5 de outubro, dia das eleições.


Redação Terra