Tocantins

Quinta, 14 de agosto de 2008, 11h17 Atualizada às 11h22

TO: TRE libera registro de candidatos analfabetos

  • Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins liberou ontem o registro de nove candidatos ao cargo de vereador que haviam sido reprovados em teste de alfabetização. Conforme a assessoria do TRE, os juízes entenderam que os candidatos reuniam as condições mínimas de alfabetização necessárias para o exercício do cargo. A decisão foi embasada em provas apresentadas pelos candidatos. Alguns dos reprovados no teste comprovaram que já haviam exercido o cargo de vereador anteriormente, por mais de um mandato.

» Maioria dos candidatos tem ensino médio
» Cerca de 8 milhões de eleitores são analfabetos
» vc repórter: mande fotos e notícias

Os candidatos a vereador Adenil Nunes de Santana e Emerson Ribeiro Borges (ambos do município de Conceição do Tocantins), Cilemar Sebastião da Silva e Joarino Dias dos Santos (ambos de Paranã), Dineide Oliveira de Souza (Novo Jardim), Anesílio Carvalho Rodrigues (Porto Alegre do Tocantins), Luzimar Teixeira dos Santos (Tupiratins), Ribamar Lopes Gomes (Santa Rosa do Tocantins) e Dauro Nogueira da Costa (Piraquê) tiverem o registro de candidatura negado por juízes eleitorais em primeira instância e recorreram da decisão ao TRE.

Aplicado pela Justiça Eleitoral, o teste de alfabetização tem como objetivo verificar a condição de analfabetização do candidato, diante da falta de documentos de escolaridade. A lei não permite a candidatura de analfabetos.


Redação Terra