Belo Horizonte (MG)

Terça, 12 de agosto de 2008, 03h31 Atualizada às 03h30

TRE define tempo de propaganda eleitoral em BH

  • Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) definiu, ontem, o tempo e a ordem de veiculação de propaganda eleitoral de cada candidato à prefeitura da capital Belo Horizonte. O tempo de televisão e rádio é a grande aposta de Márcio Lacerda (PSB), candidato apoiado pelo governador Aécio Neves e pelo atual prefeito Fernando Pimentel (PT), para superar os baixos percentuais que vêm obtendo nas pesquisas de intenção de voto realizadas até o momento. Conforme o previsto, graças a ampla coalizão de partidos que o apoia, Lacerda contará com mais que o dobro de tempo que o segundo candidato com mais espaço no horário eleitoral, o peemedebista Leonardo Quintão.

» Leia mais notícias da agência JB

A reunião em que foi definida a distribuição do horário eleitoral gratuito foi realizada com representantes da Justiça Eleitoral, partidos políticos e emissoras de televisão e rádio. Márcio Lacerda ocupará 11min48s do horário. O candidato do PSB, embora apoiado por grandes forças políticas do estado, patina, na faixa dos 6% da preferência dos eleitores.

Lacerda já reiterou, por diversas vezes, que aposta no horário eleitoral como grande motor de sua campanha, apesar de já ter recebido a companhia dos cabos eleitorais de luxo - Aécio e Pimentel - em passeatas pelas ruas da capital mineira. A propaganda gratuita obrigatória está prevista para começar no próximo dia 19 e se estender até o dia 2 de outubro.

Quintão, que aparece em segundo lugar nas pesquisas, perto dos 10% de intenções de voto, terá direito a 5min24s. O candidato do Democratas, Gustavo Valadares, terá 4min10s. Sérgio Miranda (PDT), por sua vez, ocupará 2min14s do horário.

Líder isolada nas pesquisas, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) terá apenas 1min46s. Juntamente com a dificuldade de arrecadar recursos para financiar a campanha, o escasso tempo de propaganda eleitoral vem sendo apontado como o grande obstáculo da parlamentar rumo à conquista da prefeitura de Belo Horizonte. A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, que aparece com 5% nas pesquisas realizadas até o momento, contará com 1min15s.


Jornal do Brasil