Eleições 2008

Sexta, 8 de agosto de 2008, 13h39 Atualizada às 13h38

Ordem da propaganda eleitoral deve ser sorteada até terça-feira

  • Notícias

Conforme o Calendário Eleitoral, os juízes eleitorais devem fazer o sorteio da ordem de exibição da propaganda eleitoral até a próxima terça-feira, 12 de agosto.

» TSE autoriza veiculação de campanha de vacinação
» vc repórter: mande fotos e notícias

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começará a ser veiculada no dia 19 de agosto, e vai até 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições deste ano.

Como as eleições são municipais, a divisão do tempo entre os partidos e a elaboração do plano de mídia são competência do juiz eleitoral, a quem cabe também a responsabilidade pela realização do sorteio da ordem de exibição da propaganda.

O sorteio da ordem vale apenas para a exibição no primeiro dia da propaganda. A partir daí, no dia seguinte, a propaganda veiculada por último na véspera será a primeira e as demais serão apresentadas na mesma seqüência da ordem do sorteio.

As regras que disciplinam a propaganda eleitoral gratuita estão na Resolução 22.718/08 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Programas
De acordo com a resolução, serão veiculados dois blocos diários de 30 minutos no rádio e na televisão.

A divisão do tempo de cada eleição (prefeito e vereador) é feita pelo juiz eleitoral de cada município. Já a distribuição do tempo entre os candidatos registrados é de responsabilidade dos partidos e das coligações.

Para prefeito e vice-prefeito, os programas serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois blocos de meia hora cada um. No rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30; e na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h.

Os candidatos a vereador terão espaço para apresentar seus programas às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários reservados aos prefeitos.


Redação Terra