Pesquisas

Domingo, 27 de julho de 2008, 17h07

Vox Populi: Costa e Valéria lideram em Belém

  • Notícias

Valena Oliveira
Direto de Belém

Foi divulgada neste domingo a segunda pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Belém após os registros das candidaturas, desta vez realizada pelo instituto Vox Populi, por encomenda do jornal Diário do Pará. Os números apontam o atual prefeito Duciomar Costa (PTB) em primeiro lugar com 28% da preferência do eleitorado. Porém, levando em conta a margem de erro de quatro pontos percentuais, ele está tecnicamente empatado com Valéria Pires Franco (DEM), que tem 22%. José Priante (PMDB) ficou em terceiro, com 11%, seguido de Mário Cardoso (PT) com 8% e Arnaldo Jordy (PPS) com 7%. Mais atrás na pesquisa estão Marinor Brito (PSOL) que obteve 2% das intenções de voto e João Moraes (PSL) com 1%. O índice de eleitores que afirmou votar nulo ou em branco foi de 12%. O instituto não divulgou o número de eleitores indecisos. O instituto entrevistou 600 eleitores do município de Belém, entre os dias 17 e 19 de julho de 2008. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral no último dia 21 de julho, na 98ª zona eleitoral sob o registro de número 1297/2008.

» vc repórter: mande fotos e notícias

O Vox Populi realizou ainda a pesquisa espontânea para a disputa em Belém, demonstrando o mesmo cenário eleitoral anterior, apenas com alterações nos índices de intenção de votos.

Duciomar Costa continua na frente com 17%, seguido por Valéria Pires Franco com 8%. Mário Cardoso e José Priante aparecem empatados com 3%.

O Vox Populi também realizou projeções de cenários de disputa entre o candidato à reeleição e os demais para o segundo turno nas eleições da capital paraense. Se a disputa fosse entre Arnaldo Jordy e Duciomar Costa, o atual prefeito venceria com a preferência de 40% dos entrevistados contra 31% do candidato do PPS. E em disputa com Marinor Brito, a diferença seria maior, pois Duciomar teria 45% contra 17% de Marinor.

No cenário envolvendo o candidato do PT, Mario Cardoso, Duciomar Costa teria 43% das intenções de votos contra 26% do petista. Com o José Priante a diferença seria menor, mas o atual prefeito venceria com 40% das intenções de votos e o candidato do PMDB ficaria com 32%.

A disputa mais equilibrada se dá com Valéria Pires Franco. Segundo os índices apresentados pela pesquisa, a candidata dos Democratas e o atual prefeito teriam o mesmo índice de 37% das intenções de votos no segundo turno das eleições.


Redação Terra