Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), confirmou ter mandado e-mails para os subprefeitos ficarem atentos sobre a pesquisa eleitoral do instituto Datafolha, mas disse que se tratava de uma "ação preventiva" e "de governo" para evitar possíveis desordens. Segundo o candidato à reeleição, alguns partidos tumultuam os lugares onde a pesquisa é realizada, para influenciar nos resultados.
No dia 23 de julho, Kassab enviou mensagens a 26 subprefeitos pedindo que realizassem "ações" para identificar um "ponto" onde o instituto Datafolha abordaria eleitores. A pesquisa foi divulgada no dia seguinte, 24.
"O que ocorreu foi uma ação de governo. Temos informações de que nas pesquisas, que agora são registradas, alguns grupos políticos procuram tumultuar no entorno dessas pesquisas (nos lugares onde são realizadas as entrevistas) para tentar influenciar nos resultados. Isso não nos diz respeito, mas nos diz respeito, efetivamente, pessoas que queiram trazer para a cidade a desordem em alguns locais. A ação é preventiva e portanto feita com muito cuidado", afirmou Kassab.
O prefeito participou da festa dos trabalhadores de transporte rodoviário do Estado de São Paulo. Ele disse que sua campanha ainda está muito no começo e que só deverá inaugurar seu comitê de campanha na semana que vem.
Kassab deverá começar a gravar seus programas eleitorais na semana que vem. O candidato espera que sua candidatura fique mais conhecida após a campanha na TV. Ele disse ainda que se reunirá com candidatos a vereador de sua chapa para que "ajudem a levar as propostas para mais perto da população".
Redação Terra