Pesquisas

Segunda, 21 de julho de 2008, 18h42 Atualizada às 14h25

Ibope: Valéria e Duciomar lideram empatados em Belém

  • Notícias

Valena Oliveira
Direto de Belém

O Ibope divulgou a primeira pesquisa estimulada para a intenção de voto das eleições em Belém. A pesquisa apontou empate técnico na disputa pela prefeitura, já que o atual prefeito Duciomar Costa (PTB) obteve 29% das intenções de votos e a ex-vice-governadora e candidata, Valéria Pires Franco (DEM), 24%. Na terceira colocação ficou o candidato José Priante (PMDB), que recebeu 10% das intenções de voto, seguido pelo ex-secretário de Educação Mário Cardoso (PT), com 7%, e pelo deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS) com 5%. Já a vereadora Marinor Brito (Psol) obteve 2% e o ex-delegado João Moraes (PSL), 1%. Votos brancos e nulos foram a opção apontada por 11% dos entrevistados e 12% afirmaram ainda não saber em que candidato irão votar. O Ibope ouviu 602 eleitores no período de 7 a 10 de julho. A pesquisa, encomendada pelo Diretório Nacional do Democratas (DEM), foi registrada na 98ª Zona Eleitoral de Belém sob o protocolo nº 1119/2008. A margem de erro máxima estimada é de quatro pontos percentuais.

» MP pede impugnação de 3 candidatos
» Opine sobre a pesquisa

O Ibope também realizou a simulação de segundo turno entre os candidatos à prefeitura de Belém. Se o segundo turno fosse disputado entre Valéria Pires Franco e Duciomar Costa, a ex-vice-governadora ganharia com 46% dos votos e o atual prefeito teria 32%.

Em outros cenários simulados na pesquisa, Valéria Pires Franco venceria outros dois adversários. Disputando com José Priante, a candidata ganharia de 48% a 27%, e com Mário Cardoso o resultado seria de 53% contra 23% do candidato do PT.

De acordo com as simulações feitas na pesquisa, caso Duciomar Costa disputasse o segundo turno com José Priante, o atual prefeito ganharia de 38% contra 35% dos votos. Se o adversário fosse Mário Cardoso, Costa seria eleito com 41% dos votos e o candidato petista teria 31%.

Em disputa envolvendo os candidatos José Priante e Mário Cardoso, o candidato do PMDB venceria por 41% a 23%.


Redação Terra