Rio Branco

Segunda, 7 de julho de 2008, 21h44 Atualizada às 21h44

Rio Branco: 17 siglas se unem em busca da reeleição

  • Notícias

Rutemberg Crispim
Direto de Rio Branco

Três candidatos disputam a prefeitura de Rio Branco (AC), na que promete ser uma das mais disputadas eleições dos últimos anos. O atual prefeito, Raimundo Angelim (PT), concorre à reeleição, tendo como adversários, o deputado federal Sérgio Petecão (PMN) e o ex-prefeito do município de Acrelândia, Tião Bocalom (PSDB). Eles tiveram suas candidaturas oficializadas no último sábado, dia 28, durante as convenções.

Raimundo Angelim (PT) terá como candidato à vice, Eduardo Farias (PCdoB), atual vice-prefeito. Os dois disputam a reeleição pela Frente Popular do Acre (FPA), composta por 17 partidos: PT, PCdoB, PDT, PV, PSB, PR, PRP, PRB, PTdoB, PTN, PGTB, PP, PSL, PRTB, PTC, PSDC e PTB.

O candidato à vice de Sérgio Petecão (PMN), será Edílson Cadaxo (PMDB), filho do Edson Cadaxo, que já foi vice-governador do Acre em duas oportunidades. Eles concorrem pela coligação 100% Popular, formada pelo PMN, PMDB, PPS e PHS.

Já Tião Bocalom (PSBD), tem como vice o deputado estadual Nogueira Lima (DEM), disputando pela coligação coligação Produzir para Empregar, formada pelo PSDB, DEM e PSC.

A Frente Popular do Acre, mesmo com 17 partidos, perdeu um forte aliado para as próximas eleições. Depois de vários anos, caminhando junto com os demais partidos da coligação, o PMN decidiu lançar candidatura própria, conseguindo o apoio de partidos da oposição com o PPS e o PMDB.

As convenções foram marcadas pela presença de simpatizantes, filiados e lideranças dos partidos, que levaram apoio aos candidatos. Nos três eventos, os candidatos à prefeitura e câmara de vereadores, foram recebidos com festa e tiveram um primeiro contato com os seus eleitores, inclusive fazendo uma breve apresentação de propostas com melhorias para Rio Branco.

Lideranças das três coligações defenderam um projeto de desenvolvimento para Rio Branco, garantindo melhores condições de vida para a população, com a geração de emprego e oportunidade para todos.

"Nós queremos fazer uma campanha alegre, oferecendo uma proposta de continuidade do trabalho que iniciamos na prefeitura. Já foram quase quatro anos de muita dedicação e desafios, mas ainda temos muitas coisas para fazer. Hoje iniciamos um novo momento para nossa cidade", afirmou o prefeito Raimundo Angelim, candidato à reeleição.

A convenção do PT, que foi realizada no Centro Empresarial Sebrae, reuniu centenas de militantes, filiados e simpatizantes, além de autoridades como o governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana, os senadores Tião Viana e Marina Silva, o presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães e de deputados estaduais e federais dos partidos que compõem a Frente Popular do Acre.

"Acreditamos que podemos fazer muito mais por nossa cidade. Nossas propostas estão sendo elaboradas junto com o povo. Estamos unindo forças para trabalhar muito e garantir melhorias de vida para nossa população. Vamos fazer nossa campanha junto com nossas comunidades, com muita alegria e entusiasmo, porque nossa meta é o desenvolvimento de Rio Branco", disse Sérgio Petecão, durante a convenção do PMN.

Durante a convenção, que foi realizada na sede do Rio Branco Futebol Clube, contou com a participação de filiados, simpatizantes, populares e lideranças dos partidos que compõem a Coligação 100% Popular como o deputado federal Flaviano Melo, o ex-deputado federal, Márcio Bittar, além de simpatizantes, filiados e populares vindos de vários bairros e da zona rural.

"Há muito tempo estamos trabalhando a elaboração de um projeto que possa atender, principalmente, os anseios dos mais pobres e necessitados. Vamos apresentar propostas novas e que possam beneficiar verdadeiramente a população. Nossa coligação está forte e preparada para administrar nossa cidade, garantindo o desenvolvimento e a geração de empregos", disse o candidato à prefeito, Tião Bocalom, durante a convenção do PSDB.

Acompanhado do candidato à vice-prefeito, deputado estadual N. Lima (DEM), e de outras lideranças, Tião Bocalom, fez questão de ressaltar a importância da apresentação de novos projetos para Rio Branco. Ele afirma que a população espera novidades e por isso, durante a campanha, pretende apresentar propostas concretas que garantam o desenvolvimento da capital.


Redação Terra