Boa Vista (RR)

Segunda, 7 de julho de 2008, 19h37 Atualizada às 19h37

Boa Vista: 60% dos parlamentares de RR apóiam reeleição

  • Notícias

Rebeca Lopes
Direto de Boa Vista

Três chapas vão disputar a preferência dos 72.077 eleitores aptos a votar nas eleições à prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima. Os partidos deixaram para fazer o registro das candidaturas para prefeito no último dia de prazo. Com o menor eleitorado do País (0,19%), Roraima está representado no Congresso Nacional por oito deputados federais e três senadores. Sem contar com Luciano Castro (PR), que disputa a prefeitura de Boa Vista, 60% dos parlamentares declararam apoio à chapa para reeleição, composta por Iradilson Sampaio (PSB) e Suely Campos (PP).

Dos deputados federais, Maria Helena Veronese (PSB), Édio Lopes (PMDB), Ângela Portela (PT) e Neudo Campos (PP) vão subir no palanque de Iradilson e Suely. Chico Rodrigues (DEM), Márcio Junqueira (DEM) e Urzeni Rocha (PSDB) apóiam o deputado Luciano Castro (PR) e Marluce Pinto (PSDB), viúva do governador falecido Ottomar Pinto.

A aliança pela reeleição também conta o apoio dos senadores Romero Jucá (PMDB) e Augusto Botelho (PT). O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) engrossa a coligação "Boa Vista Feliz", que reúne o Partido da República e mais 11 partidos, na disputa por emplacar Luciano Castro.

No último fim de semana, no penúltimo dia de prazo para as convenções, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e aliados selaram a candidatura à reeleição do prefeito Iradilson Sampaio e sua vice, a ex-deputada federal Suely Campos (PP).

Uma semana antes do PSB e no mesmo dia (21), dois partidos realizaram convenções e anunciaram seus candidatos. O Partido da República confirmou o nome do deputado federal Luciano Castro e como vice, a ex-senadora Marluce Pinto (PSDB). José Luiz Oca e Raimundo Marques concorrem pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Na convenção do PR, 11 partidos confirmaram apoio a Luciano e Marluce - PSDC, PSDB, PTB, PMN, PPS, PRTB, PRB, PTN, PTdoB, DEM e PRP. A coligação "Boa Vista Feliz" também contará com o apoio do governador de Roraima, Anchieta Júnior, que é presidente da regional do PSDB.

O PSB coligou com PT, PMDB, PHS, PDT, PTC, PP, PV. Apesar da representação municipal não ter definido o apoio direto, o presidente da regional do PSC, pastor Frankembergen Galvão da Costa, disseu que ele e a maioria dos membros apóiam a reeleição de Iradilson. Segundo ele, devido às mudanças na legislação, o diretório municipal fez uma coligação na proporcional com Luciano Castro. palanque da convenção que vai apoiar Iradilson.


Redação Terra