PUBLICIDADE

Mundo

Egito vacinará peregrinos que forem a Meca contra gripe

21 out 2009 - 11h20
(atualizado às 11h38)
Compartilhar

O ministro da Saúde egípcio, Hatem el-Gabaly, disse que os egípcios que quiserem peregrinar este ano a Meca, na Arábia Saudita, serão vacinados contra a gripe A antes de iniciar a viagem, informou nesta quarta o jornal egípcio Al-Masry al-Youm.

Segundo o ministro, citado pelo jornal, as primeiras vacinas contra o vírus da gripe A chegarão ao Egito na sexta-feira, e no mesmo dia começará a campanha de vacinação.

Gabaly disse que esta campanha de vacinação responde à solicitação neste sentido do Ministério da Saúde saudita, que exigiu a vacinação "como condição para obter o visto para a peregrinação e a permissão para entrar no país".

No entanto, o ministro egípcio disse que as autoridades sauditas permitirão que os peregrinos em cujos países a vacina não estiver disponível a tempo viajem a Meca, se os países de origem assumirem a responsabilidade.

Este ano, a peregrinação a Meca - um dos cinco pilares do Islã e que reúne cerca de 3 milhões de fiéis, incluindo 70 mil egípcios - acontecerá em 26 de novembro.

Em 15 de setembro, o mufti Ali Gomaa, máxima autoridade religiosa islâmica do Egito, declarou "legítima" a anulação este ano da peregrinação a Meca, se a gripe A se espalhasse pelo país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade