PUBLICIDADE

Saiba o que significa o "lobby" na política

Compartilhar

Do inglês, significa vestíbulo, sala de espera, corredor de entrada de uma casa ou prédio. Em arquitetura, o termo designa o espaço de um edifício com considerável afluxo de público, como hotel, cinema, teatro é prédios públicos. No meio político, o termo também é bem conhecido, mas nada relacionado aos outros termos vistos acima.

Na prática, é a conversa ao pé do ouvido de um parlamentar ou de um dirigente com o intuito de convencê-lo a aprovar determinada lei ou projeto
Na prática, é a conversa ao pé do ouvido de um parlamentar ou de um dirigente com o intuito de convencê-lo a aprovar determinada lei ou projeto
Foto: Getty Images

» Você sabe o que é a "lavagem de dinheiro"? Entenda

» De onde vem a expressão "rodar a baiana"?

» Quem inventou o vestido de noiva?

Segundo o professor Ari Riboldi, em sua publicação 'A CPI das palavras', no meio político, fazer lobby passou a nomear a atividade de pressão, exercida por um grupo organizado, sobre políticos e poderes públicos, com o objetivo de obter benefícios, particularmente de ordem econômica.

De acordo com o professor, na prática, é a conversa ao pé do ouvido de um parlamentar ou de um dirigente com o intuito de convencê-lo a aprovar determinada lei ou projeto, determinar a liberação de verbas e recursos para obras.

O lobista profissional, que vive dessa atividade, geralmente é alguém que já ocupou cargos públicos, conhece os trâmites burocráticos. Para este trabalho delicado e estratégico, cobra um percentual sobre os ganhos auferidos pelos seus clientes.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade