inclusão de arquivo javascript

Você Sabia?

 
 

Por que a Torre Eiffel foi construída?

Os casais apaixonados que aspiram ao histórico momento de se beijarem sob as luzes de um dos símbolos mundiais do romantismo nem imaginam que a Torre Eiffel foi erguida como uma homenagem a um dos mais ferozes conflitos da Humanidade.

» O que é e como surgiu o esperanto?
» Qual é a cidade mais antiga?
» Veja outras curiosidades de História

Inaugurada em 31 de março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para celebrar os cem anos da Revolução Francesa (1789-1799), levante que alterou a estrutura política e social da França, abolindo a servidão e os direitos feudais. Para comemorar a data, o governo francês planejou uma Exposição Mundial e anunciou um concurso de design arquitetônico para um monumento que seria erguido no centro de Paris.

Entre mais de cem projetos, o Comitê do Centenário escolheu aquele proposto elo engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923), que acabou dando nome à torre. Na época, a obra tornou-se a mais alta estrutura metálica construída pelo homem, acompanhando uma tendência arquitetônica. Segundo a arquiteta Fernanda Araujo, ¿a evolução da tecnologia do ferro começou a partir do século XVII, mas foi no século XVIII que ganhou impulso, com o desenvolvimento de estruturas resistentes ao fogo, mas, principalmente, com estruturas que permitiam vencer grandes vãos e grandes alturas¿.

A Torre Eiffel tem uma altura de 300 metros e, quando foi inaugurada, pesava mais de 7 mil tonelada. Estima-se que hoje passe das 10 mil toneladas. Em 2009, o monumento ganhará uma redefinição em sua silhueta, além de uma reforma na plataforma panorâmica do último andar e o aumento da área acessível ao público, de 280 para 580 metros quadrados. Anualmente, quase 7 milhões de pessoas visitam a Torre Eiffel.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Clara. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra