inclusão de arquivo javascript

Você Sabia?

 
 

Por que o nosso sangue é vermelho?

Responsável por boa parte do impacto dos filmes de terror, a cor vermelha do sangue tem origem no formato de um tipo de célula que existe em grande quantidade no nosso sistema circulatório: os glóbulos vermelhos, também conhecidos por hemáceas.

» Por que temos soluço?
» É possível morrer de calor?
» Por que sentimos partes do corpor formigar?

Por serem esferas bicôncavas (com duas superfícies côncavas opostas) e não terem núcleo, conseguem armazenar em grande quantidade um pigmento vermelho chamado de hemoglobina, que se liga tanto a moléculas de oxigênio como a moléculas de gás carbônico, explica a professora de biologia Juliana Presti Torres.

Esse pigmento é produzido já na formação da hemácea. À medida em que essas células amadurecem, aumentam sua afinidade por átomos de ferro. Quando a hemoglobina se liga a um átomo de ferro, adquire a capacidade de, também, se ligar a átomos de oxigênio. E por que isso é importante? Ora, porque permite o transporte do gás e a posterior oxigenação de nosssos tecidos gradualmente, conta Juliana.

A razão do sangue ser vermelho é, também, o motivo da importância fundamental do ferro em nossa alimentação - apesar de ser recomendável não ingeri-lo em grandes quantidades, lembra a professora.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Diego Torezan. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra