inclusão de arquivo javascript

Você Sabia?

 
 

Por que temos soluço?

O soluço é um espasmo involuntário do diafragma, explica a médica gastroenterologista do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Margarita Rodriguez. Ele acontece quando há algum tipo de irritação do centro nervoso relacionado ao músculo do diafragma.

» De onde vem a cócega?
» Dá pra morrer de calor?
» Por que sentimos água na boca?

O difícil é saber a origem disso: Margarita conta que podem haver mais de 100 razões para um simples soluço. Desde a ingestão de bebidas muito quentes ou muito frias, ou então comer algo muito rápido, ou ainda engolir muito ar.

"O soluço é quase sempre benigno. Não há o menor risco de machucar e usualmente dura pouco tempo", afirma a doutora. É exatamente o tempo de duração do soluço que pode indicar algum problema, aponta Margarita. Se ele durar o dia inteiro, sem cessar, pode ser sinal de alguma doença.

É também extensa a lista de doenças que podem causar soluços frequentes: refluxo, obstruções intestinais, abcessos ou doenças pulmonares que irritam o diafragma ou até neurológicas. Essas condições têm de ser tratadas, por isso é recomendável procurar um médico quando o soluço é insistente demais. "Mas tudo isso é raro. Insistente demais quer dizer soluçar por horas a fio, sem parar", ressalta.

Curar o soluço que é só chato tem jeito, e não é simpatia: prender a respiração por um tempo, comprimindo o abdome, costuma funcionar quando o soluço é benigno.

Esta pergunta foi enviada pelos internautas Guilherme, Rogerio, Rawllins, Evelin, Raquel da Silva, Rafaella e Andre Gusmão. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra