inclusão de arquivo javascript

Você Sabia?

 
 

Como se forma um arco-íris?

Ele aparece quando a luz do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Foto: Terra

Ele aparece quando a luz do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera
Foto: Terra

Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

"Quando a luz do sol atravessa um trecho de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida em várias cores ao ambiente", segundo o Departamento de Física da USP. Mas o arco-íris não existe realmente. Ele é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador.

Segundo cientistas, ás vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal. Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal.

Esta pergunta foi enviada pelos internautas Tainá Ferreira, Vinícius Mello, Taise Conte, Camilo Fernandes dos Santos, Flavio Schmitz Machado, Maria Elizabeth Lobato, Ademir de Souza, Eliana Maria dos Santos e Marcos Machado. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra