inclusão de arquivo javascript

Você Sabia?

 
 

Por que as mulheres ficam mal-humoradas na TPM?

TPM pode interferir nas relações interpessoais. Foto: Terra

TPM pode interferir nas relações interpessoais
Foto: Terra

Os homens que não acreditam em tensão pré-menstrual (TPM) podem ter certeza de que ela existe e não é nada incomum. Mal humor é apenas um dos sintomas causado pela TPM, também definida como síndrome pré-menstrual (SPM). Os médicos também apontam irritabilidade, tensão nervosa, ansiedade, aumento do apetite, vontade de consumir doces, agressividade, inchaço e dores nas pernas e mamas, taquicardia, cansaço, depressão, esquecimento, choro fácil, insônia, cólica, espinha, vômito e alteração da libido sexual.

TPM é a recorrência cíclica na 2ª fase da menstruação (depois da ovulação) de uma combinação de modificações físicas, psicológicas e/ou de comportamento severas o suficiente para determinar piora nas relações interpessoais ou interferir negativamente nas atividades usuais da mulher.

A origem da TPM é multifatorial - pode ser causada pela alteração hormonal e também por fatores emocionais, comportamentais e socioculturais, informou a ginecologista Patrícia Biavaschi.

De acordo com a médica, a TPM é mais freqüente a partir dos 30 anos. Segundo a Associação Catarinense de Medicina, de 40 a 75% das mulheres têm, em algum nível, tensão pré-menstrual. De 10 a 15% precisam de cuidados médicos, sendo que, destes casos, de 2,5% a 5% são considerados quadros clínicos severos.

Mas nem tudo está perdido. TPM tem tratamento. Ele consiste em medidas gerais e intervenções direcionadas ao específico conjunto de sintomas apresentado pela paciente. As medidas gerais incluem exercícios físicos, redução do estresse e modificações na dieta, com restrição de sal, chá preto, café, chocolate e chimarrão. Quando apenas as mudanças comportamentais não resolvem, o tratamento medicamentoso é proposto, visando diminuir a ciclicidade ovariana (com os anticoncepcionais hormonais) ou atuando sobre sintomas específicos (diuréticos e antidepressivos).

Redação Terra