Você Sabia?

 
 

Notícias » Educação » Educação

 Qual a origem da expressão "gato pingado"

Normalmente, usa-se para dizer que um pequeno público compareceu a um estádio para assistir a um jogo de futebol. Foto: Getty Images

Normalmente, usa-se para dizer que um pequeno público compareceu a um estádio para assistir a um jogo de futebol
Foto: Getty Images

Quem já não ouviu a frase "Tinha meia dúzia de gatos pingados"? A expressão geralmente é usada para designar pequena quantidade de pessoas. Seguidamente, inclusive, usa-se para dizer que um pequeno público compareceu a um estádio para assistir a um jogo de futebol.

» De onde vem a expressão "rodar a baiana"?
» Quem inventou o vestido de noiva?
» Veja outras curiosidades de História

Segundo nos informa o professor Ari Riboldi no seu livro O Bode Expiatório, a expressão estaria vinculada a uma pratica de tortura, no Japão, em que se derramava óleo fervente em criminosos ou animais, sendo os gatos as maiores vítimas. Poucas pessoas ficavam assistindo a essa macabra tortura, restando apenas os gatos pingados com óleo no local.

A expressão é tão comum que, no Rio de Janeiro, transformou-se em nome de personagem de charges. O cartunista Henfild, falecido em 1988, criou o Gato Pingado, simbolizando a torcida do América, sempre muito reduzida nos estádios.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra