Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Existe mamífero que bota ovo?

Comentários
 

Um animal que tem bico de pato, patas em formato de nadadeiras, bota ovos e não é uma ave bem que poderia ser apenas personagem de uma charada, mas existe. É o ornitorrinco, uma das duas espécies de mamíferos que, em vez de ser gerados no ventre de suas mães, nascem a partir de ovos.

» Animais cometem suicídio?
» Como o peixe elétrico dá choque?
» Os papagaios falam?

Mesmo colocando ovos para ter seus filhotes, esse animal é considerado mamífero porque tem características comuns a esse grupo de animais, principalmente os pêlos e as glândulas mamárias, segundo a professora Marta Fabián, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O mesmo ocorre com a equidnas, o outro mamífero ovíparo (que bota ovos), que junto com o ornitorrinco compõe a ordem monotremata. As duas espécies podem ser encontradas na Austrália e Nova Guiné, mas têm diferenças na forma como geram seus descendentes.

A fêmea do ornitorrinco faz ninhos para colocar seus ovos, assim como as aves. Já a equidna desenvolve uma dobra de pele na região do ventre, onde carregam os ovos depois da postura. Essa dobra desaparece depois do fim do período reprodutivo.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Mateus Costa Claro Molina. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra