Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Os cães se reconhecem no espelho?

Comentários
 
É verdade que o cão não tem noção de imagem? Foto: Getty Images

É verdade que o cão não tem noção de imagem?
Foto: Getty Images

Nem mesmo uma longa sessão de banho e tosa numa petshop é capaz de fazer o seu cachorro parar na frente de um espelho para conferir o próprio visual. A razão disso não está relacionada à falta de vaidade do seu mascote, mas sim à incapacidade que ele tem de reconhecer a própria imagem refletida, segundo o professor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-SP.

» Por que os cachorros uivam?
» Os cães sentem cheiro de medo?
» Por que os cães correm atrás do rabo?

Essa característica dos cães não é uma exceção no mundo animal. A capacidade de identificar a si mesmo em um espelho é bastante rara na natureza, presente apenas entre os grandes primatas (chimpanzés, bonobos, gorilas, orangotangos e humanos), nos golfinhos e nos elefantes.

Entre os cientistas há o entendimento de que essa habilidade só é possível em espécies com alto grau de empatia e comportamento altruístico, ou seja, que são aptos a perceber as necessidades de outros indivíduos de sua espécie e tentar ajudar. "Além disso, trata-se de animais que têm uma capacidade cerebral muito mais sofisticada que a dos cães", diz.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Alicia. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra