Você Sabia?

 
 

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Uma cobra pode morrer se morder a própria língua?

Será que adianta torcer para aquela vizinha maldosa morder a língua enquanto estiver vociferando calúnias contra os outros?. Foto: Getty Images

Será que adianta torcer para aquela vizinha maldosa morder a língua enquanto estiver vociferando calúnias contra os outros?
Foto: Getty Images

Não adianta torcer para aquela vizinha maldosa morder a língua enquanto estiver vociferando calúnias contra os outros. Se ela realmente for uma serpente, como você pensa, não morrerá ao ser inoculada com o próprio veneno.

» Animais cometem suicídio?
» Como o peixe elétrico dá choque?
» Os papagaios falam?

Uma cobra não pode "morder" a própria língua porque suas presas inoculadoras não atingem o músculo. Segundo Ronaldo Fernandes, Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Zoologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, "as presas inoculadoras das cobras peçonhentas são localizadas lateralmente na boca, de forma que jamais podem atingir a língua, que não tem movimento lateral".

Mesmo que as presas pudessem alcançar a língua, não haveria maiores problemas, porque, segundo Fernandes, as serpentes são imunes à própria peçonha. Além disso, é preciso atentar para o fato de que as cobras não mastigam e, portanto, é improvável que mordam a própria língua.

Ainda assim, se isto acontecesse, os danos não seriam significativos, pois há um grande poder de cicatrização. "Ao contrário dos mamíferos, serpentes possuem uma pressão sanguínea relativamente baixa e a língua é menos musculosa, de forma que o animal deverá cicatrizar o ferimento sem maiores complicações", explica o professor.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Mateus Costa Claro Molina. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra