Você Sabia?

Notícias » Educação » Educação

 Como surgiu o jogo de xadrez?

Comentários
 
Imagine uma preparação de soldados para uma guerra que além de simulações em campos de treinamento e manuseio de armas ainda inclua pacatas partidas ... Foto: Getty Images

Imagine uma preparação de guerra que inclua pacatas partidas de xadrez
Foto: Getty Images

Imagine uma preparação de soldados para uma guerra que além de simulações em campos de treinamento e manuseio de armas ainda inclua pacatas partidas de xadrez. Parece estranho, mas teria sido dessa forma que o jogo surgiu, na China, no século III A.C., de acordo com uma das duas teorias mais aceitas sobre a criação da modalidade. Segundo o jornalista, pesquisador e mestre de xadrez, Luiz Loureiro, há evidências de que o jogo teria sido elaborado como uma ferramenta para treinamento tático de soldados para a conquista de territórios inimigos.

» Como surgiram os sapatos?
» Quando foi inventado o baralho?
» Veja outras curiosidades de História

A partir do exame de elementos de outros jogos de tabuleiro já tradicionais no país, o General Xin Hán teria elaborado um jogo que permitisse uma simulação de guerra o mais realista possível.

A novidade, chamada de Xiang Qi, teria sido introduzida no quartel-general das forças de Hán durante o inverno, enquanto os soldados aguardavam a chegada da primavera para combater. "Havia o duplo propósito de manter as tropas ao mesmo tempo entretidas ao longo da espera do confronto e de instruí-las sobre as artes da guerra", explica Loureiro. A criação chinesa seria um a versão inicial do xadrez, levada para o ocidente posteriormente por mercadores persas e depois pelos árabes.

A teoria que sugere o surgimento do xadrez na China é uma revisão da teoria clássica de que o jogo teria nascido na Índia, ainda com o nome de Chaturanga, em que as peças representavam armas e divisões do exército indiano, entre os anos 450 e 550, conforme Loureiro. Depois disso, a intensificação das trocas comerciais teria determinado a difusão do jogo para o ocidente e para o oriente, principalmente pelas mãos dos persas.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Enio Leal. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra