Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que os cães são inimigos dos gatos?

Comentários
 
Nos desenhos animados, cães e gatos são inimigos, mas será que é assim também na vida real? Foto: Getty Images

Nos desenhos animados, cães e gatos são inimigos, mas será que é assim também na vida real?
Foto: Getty Images

Nos desenhos animados, cães e gatos são inimigos, mas será que é assim também na vida real? Segundo a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, cães não nascem inimigos dos gatos, já que não existe nenhum "gene do ódio" que favoreça a rivalidade entre as duas espécies.

» Por que os cachorros uivam?
» Os cães sentem cheiro de medo?
» Por que os cães correm atrás do rabo?

"O que acontece é que muita gente embarca nessa história, que nada mais é do que uma lenda. Além de evitar a socialização dos bichos, as pessoas estimulam a rivalidade entre os dois. Algumas adoram ver seu cão perseguindo um gato, e essa atitude preconceituosa é pura falta de conhecimento", afirma a especialista.

Embora cães e gatos sejam de espécies diferentes, eles podem conviver em paz, principalmente se crescem juntos, reforça a veterinária. Segundo ela, adultos têm mais dificuldade para aceitar a presença de outro animal, mas isso independente da espécie.

"Existe um período de adaptação que deve ser respeitado, e o ambiente tem que facilitar a convivência entre os animais. Determinados comportamentos do gato podem ser encarados pelo cão como 'provocação'. Por exemplo: subir em árvore, escalar muros, saltar, correr. Se o cão não for 'instigado' a caçar o bichano, com o tempo ele aprende que não há ameaça nisso, e que determinadas atitudes são 'códigos sociais' que também fazem parte do ambiente", explica Rubia.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Carlos André. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra