Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Qual é a cobra que mais ataca no Brasil?

Comentários
 
Não é por nada que ela é sinônimo de traiçoeira, venenosa e brava. Foto: Getty Images

Não é por nada que ela é sinônimo de traiçoeira, venenosa e brava
Foto: Getty Images

Não é por nada que ela é sinônimo de traiçoeira, venenosa e brava. A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no país.

» Por que o siri anda de lado?
» Como o peixe elétrico dá choque?
» Os papagaios falam?

Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan. Em seguida vêm as cascavéis (9%), as surucucus (3%) e as corais (1%).

De acordo com Fan Hui Wen, médica especialista em acidentes por animais peçonhentos do Hospital Vital Brazil, do Butantan, não é possível dizer que uma cobra é mais venenosa do que a outra, pois os venenos desses quatro gêneros age de forma diferente.

No caso das jararacas, o veneno causa na região da picada um processo inflamatório com inchaço e dor, que pode chegar a uma necrose (apodrecimento da pele) e infecção. De acordo com a Dra. Fan, manchas arroxeadas também podem aparecer em conseqüência do sangramento de pele.

"O soro específico para combater o envenenamento por jararaca chama-se antibotrópico e deve ser aplicado em ambiente hospitalar e sob supervisão médica", completa.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra