Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que as moscas esfregam as patas?

Comentários
 
As moscas, diferente do que se imagina, esfregam as patas não porque são insetos sujos. Foto: Getty Images

As moscas podem até parecer insetos não muito preocupados com as boas maneiras, mas o ato de esfregarem as patas prova o contrário
Foto: Getty Images

Mesmo sendo capazes de transmitir doenças e consideradas repugnantes por muita gente, as moscas não podem ser acusadas de não cuidar da própria higiene. Uma prova disso é o hábito que esses insetos têm de esfregar as patas dianteiras quando não estão voando, o que marca a última etapa do "banho" das moscas.

» Tubarões sentem cheiro de sangue?
»Como o peixe elétrico dá choque?
»Como os camaleões mudam de cor?

Segundo o professor-doutor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-SP, as moscas (assim como diversos outros insetos) têm estruturas semelhantes a espinhos nas patas anteriores, que ficam em forma de "V" em relação ao membro e servem para limpeza dos pelos corporais. "Funcionam como pentes", diz Castanho.

Para se manterem limpas, as moscas utilizam as patas centrais e traseiras para limpar o corpo. Depois, usam as duas patas da frente para tirar a sujeira das demais. Por fim, esfregam os membros anteriores um no outro, para concluir o processo, o que, às vezes, ainda exige a ajuda da boca do animal.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Érika Pontes da Silva. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra