Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Você sabia?

 Como surgiu a expressão "puxa-saco"?

Comentários
 

"Amado mestre, meu incontestável guru..." A figura do bajulador - o famoso puxa-saco - foi imortalizada por diversos personagens como o indefectível Rolando Lero, da Escolinha do Professor Raimundo. Retrato da sociedade, onde sempre há alguém disposto a bajular, adular, lisonjear, rasgar elogios, normalmente para obter vantagem.

» De onde vem a expressão "rodar a baiana"?
» Quem inventou o vestido de noiva?
» Veja outras curiosidades de História

De acordo com o professor de português e estudioso da língua AriRiboldi, a expressão puxa-saco teria surgido nos quartéis. É que os soldados rasos eram obrigados a carregar o saco dos suprimentospróprios e também o dos seus superiores hierárquicos, nas rotinasdiárias e nas saídas a campo de provas.

O o professor lembra que os puxa-sacos, também conhecidos como baba-ovos, são comuns na política, "pois seus cargos dependem da bondade do figurão detentor do poder." A eles cabe a tarefa apoiar incondicionalmente mesmo nos momentos de águas turvas, diz Riboldi, evocando outra expressão curiosa, a ser explicada em outra oportunidade: reconhecidos facilmente pelos patrões, são famosos pela grande capacidade de engolir sapos.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra