Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Qual é a diferença entre sapos, rãs e pererecas?

Comentários
 

Eles são anfíbios, pulam por aí, perdem a cauda na idade adulta e têm sempre veneno, em maior ou menor grau. Mais conhecidos como sapos, rãs e perecas, esses grupos de animais compõem a ordem Anura, com cerca de 5,6 mil espécies catalogadas - 804 delas estão no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH).

» Por que o siri anda de lado?
» Como o peixe elétrico dá choque?
» Os papagaios falam?

Outro ponto em comum entre os anuros é que, além do veneno, muitas espécies têm uma estratégia de defesa no mínimo esquisita: a liberação emergencial do conteúdo de sua bexiga, quando se vêem ameaçados, em forma de jatos urina.

As semelhanças entre esses animais geram muita confusão, lembram os pesquisadores Carlos Jared e Marta Antoniazzi, do Laboratório de Biologia Celular do Instituto Butantan. Especialistas em anfíbios, eles afirmam que ainda é comum as pessoas pensarem que a rã é a fêmea do sapo.

Em um livro ainda inédito sobre os anfíbios, eles se dedicam a explicar essas diferenças:

Sapos - Representado pela família Bufonidae, o grupo é composto por animais bem volumosos e de hábitos terrestres. Geralmente apresentam a pele rugosa e mais seca em relação às rãs e pererecas. Possuem um par de protuberâncias glandulares, atrás dos olhos, conhecidas como glândulas parotóides.

Rãs - Grupo composto principalmente pelas famílias Leptodactylidae, Leiuperidae, Cycloramphidae e Ranidae, que são animais associados a ambientes úmidos ou aquáticos. Têm a pele muito lisa e úmida, apresentam dedos de ponta afilada e a sua locomoção é rápida, com saltos de grande extensão.

Pererecas - O grupo se caracteriza por apresentar discos adesivos nas pontas dos dedos, o que lhes confere a capacidade de se deslocar na vegetação ou em paredes. Em geral, possuem também a pele lisa e úmida e podem dar grandes saltos. Representado pela família Hylidae.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra