Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que a lágrima é salgada?

Comentários
 

O gosto salgado da lágrima se deve à presença de diversos sais que têm por função manter o equilíbrio do organismo, diz o professor de biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marcelo Machado. Ele conta que os sais ajudam a manter a relação entre ácido e base do tecido e também funcionam como antissépticos - previnem contra fungos e bactérias.

» Por que o nosso sangue é vermelho?
» É possível morrer de calor?
» Um pum pode pegar fogo?

"Na verdade, todo fluido corporal, como urina, suor ou sangue, possui alguns componentes essenciais, como água, sais minerais, aminoácidos e proteínas. Esses componentes permitem o tal equilíbrio, também chamado de homeostase", explica Machado.

A função da lágrima é muito importante, ressalta o professor. Ela forma uma película protetora da superfície do globo ocular. Sais, proteínas e lipídios dissolvidos em água realizam a lubrificação dos olhos, assim como a limpeza, nutrição e proteção da superfície ocular.

A cicatrização de lesões e o combate a microorganismos, como bactérias, também são função da lágrima. Assim, quando choramos - o choro é uma resposta do sistema límbico a algum tipo de sentimento ou dor - a glândula lacrimal se contrai e libera o líquido que enche nossos olhos. Às vezes, chorar pode lavar a alma, mas, sempre, limpa nossos olhos.

Esta pergunta foi enviada pela internauta Ariany. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra