Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que um copo com água gelada transpira?

Comentários
 

Essa você não deve ter imaginado: o mesmo fenômeno que deixa um copo com água gelada suado nos faz respirar tranquilamente. O que uma coisa tem a ver com a outra? É que ambos os fatos são causados pelas moléculas de água presentes no ar no estado de vapor, conta o professor coordenador do curso de Física da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Moacyr Marranghello. É o que chamamos de umidade relativa do ar.

» Como se formam as ondas do mar?
» Por que a chuva cai em gotas?
» Como se forma um arco-íris?

"Graças a essas moléculas, conseguimos respirar normalmente, pois elas lubrificam nossas vias aéreas superiores", explica. Quando colocamos água gelada em um copo, se estabelece uma diferença de temperatura entre a parte interna do copo e a sua parte externa. As moléculas de água dispersas no ar, quando encontram uma superfície mais fria, acabam fornecendo calor para esta.

Isso faz com que se condensem - passem para o estado líquido - e apareçam gotículas d'água nas paredes externas do copo. "Esse fenômeno também pode ser observado quando em um dia frio de inverno ligamos o ar condicionado de um carro: o vidro também fica suado", conta Marranghello.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Rafael Wilian Rosa. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra