Você Sabia?

 
 

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Como os cães escolhem para quem vão latir?

Você está passando em frente a uma casa com cachorro. Não faz nenhum gesto brusco, nada que deveria chamar a atenção do animal, mas ele começa a latir. Em seguida, outras pessoas passam por ali e o bicho fica quieto. Afinal, o que leva um cão a latir ou não para uma pessoa?

» Por que cães cheiram o rabo uns dos outros?
» Os animais riem?
» Por que os gatos ronronam?

A veterinária e terapeuta Rúbia Burnier explica que latir é um dos recursos que o cão usa para se comunicar e expressar suas intenções, servindo também como mecanismo de defesa, para afastar intrusos e evitar conflitos diretos. "Pode ser um aviso, um sinal de alerta, diante de algo considerado como ameaça para o cão", resume.

Rúbia diz ainda que os cães interpretam gestos corporais dos humanos de maneiras diferentes, dependendo do contexto e das experiências vividas pelo animal. Um modo de caminhar, um balançar dos braços os dos ombros podem significar ameaça, levando-o a latir.

"Um cão medroso ou tímido pode se sentir ameaçado na presença de pessoas que gesticulam muito e falam alto. Outros 'invocam' com pessoas usando chapéu e guarda-chuva. Olhar diretamente nos olhos do cachorro ou tocar o corpo do seu dono podem induzir o cão a latir", exemplifica. A veterinária reforça ainda que o contexto é importante na reação do animal: "Se ele está na guia, com o dono, tende a latir mais. Se está descontraído, ele reage menos".

Esta pergunta foi enviada pela internauta Christina Tomaz Ferreira de Lima. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra