Você Sabia?

 
 

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Os animais riem?

Se você pensou nas das hienas, a resposta é não. O som emitido por estes animais selvagens, embora parecido uma uma gargalhada humana, ocorre em momentos de tensão, e não de alegria.

» Os animais sonham?
» Os peixes são capazes de dormir?
» Por que os gatos ronronam?

Mas estudos indicam que animais mais próximos dos humanos, como macacos, cães e até mesmo ratos são capazes de mostrar os dentes e emitir sons correspondentes à risada para expressar contentamento. Cientistas chamam esse som de vocalização, e ele foi observado em ratos pelo neurocientista nascido na Estônia Jaak Panksepp. Um estudo publicado por ele na revista Science indicaria que o riso é um fenômeno anterior à existência humana, pois já ocorreria entre os macacos.

A brasileira Silvia Helena Cardoso, que estuda a neurociência do comportamento, explica que o riso tem uma função. "É um sinal criado para dizer 'eu sou pacifico, pode se aproximar'. É um comportamento para os seres conviverem adequadamente", diz ela, que também estudou o riso nos ratos.

"Observei ratos em ambientes de estresse, em situações de medo e raiva. Quando os animais deixavam esse ambiente, ficavam totalmente diferentes e emitiam uma vocalização quando brincavam. É um som diferente de quando eles estão estressados. Cientistas sugerem que essa vocalizacao seja o riso", explica.

Muitos donos de cães têm certeza de que seus bichos sorriem apra eles. De acordo com Silvia, a expressão é mesmo um riso, mas não genuíno. "Os cães aprendem a mostrar os dentes imitando o dono", diz ela.

Já os chimpanzés seriam o exemplo de riso mais próximo ao dos humanos. Além do sinal externo, que é mostrar os dentes e enrugar os cantos dos olhos, eles também emitem um som de risada. "Dá para perceber a olho nu", diz Silvia.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra