Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que as articulações estalam?

Comentários
 

O colega nervoso força os dedos da mão do seu lado e você ouve: tec, tec, tec. Você agacha para apanhar um objeto no chão e os joelhos fazem "clac". As articulações do corpo, quando forçadas, fazem um som de estalo. Mas por que isso acontece?

» Por que a barriga ronca quando dá fome?
» Por que as unhas crescem após a morte?
» Que esporte gasta mais calorias?

As articulações são as estruturas que ligam um osso ao outro. Algumas não têm movimento, como as do crânio. As que são articuladas, permitindo o movimento, são chamadas de junturas sinosiais. Elas são envolvidas por uma cápsula protetora, formada por tecido membranoso.

"As cápsulas articulares são como um plástico duro. Quando se amassa uma garrafa pet, ela faz um barulho ao voltar à forma original. Quando uma aticulação é forçada, como no estalar de dedos, acontece a mesma coisa com a cápsula", explica o ortopedista Bóris Souza, do Instituto Catarinense de Ortopedia.

Mesmo que o som de dedos estalados possa ser angustiante para algumas pessoas, Souza garante que o tique não é prejudicial. "O limite é a dor", diz ele. Quando o estalo se dá na mandíbula, no entanto, é sinal de alerta. "Nesse caso, convém procurar um dentista, porque provavelmente já há um desgaste", diz o ortopedista.

Para manter as articulações em ordem, as regras são as mesmas de uma vida saudável: manter o peso, alimentar-se bem e praticar exercícios moderados. "Esportes de alto impacto são para atletas profissionais. E mesmo eles acabam sentindo desgaste nas articulações a longo prazo", lembra Souza.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Celso Alberto Gonçalves. Clique aqui e envie já a sua.

Redação Terra