Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que cortar as cebolas nos faz chorar?

Comentários
 

A nutricionista Marilise Arruda Kerner explica que as células da cebola têm uma parte rica em enzimas, e outra parte com sulfuretos. "Quando as as cebolas são cortadas, suas células são rompidas e essas enzimas se misturam com os sulfuretos. Eles reagem e produzem uma substância chamada ácido sulfénico. Esse ácido é volátil e transforma-se em um gás."

Kerner conta que, quando esse gás chega aos olhos, é provocada a reação alérgica. "O nosso olho está constantemente úmido. Quando o gás de ácido sulfénico encontra a água, ele transforma-se numa solução fraca de ácido sulfúrico. Isso irrita os olhos e nosso organismo contra-ataca produzindo mais lágrimas para 'lavar' o globo ocular. Mas, como continuamos cortando a cebola, mais gás continua sendo liberado."

Para reduzir os efeitos da irritação, a nutricionista aconselha a cortar cebolas em água corrente. "Usar uma faca bem afiada e cebolas recém tiradas da geladeira também são medidas que ajudam a diminuir a liberação do gás."

E depois que a cebola estiver cortada, Kerner ainda tem uma dica para tirar o cheiro das mãos. "É só deixar as mãos em água corrente. O segredo é não esfregar uma na outra e deixar apenas a queda da água lavar o sumo da cebola que está nelas."

Redação Terra