Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Qual é a árvore mais alta da Terra?

Comentários
 

O ser vivo mais alto da Terra é uma árvore no norte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Apelidada de Hyperion, a sequóia gigante de 115 m bateu o recorde de árvore mais alta do mundo, e tirou o posto da Stratosphere Giant (112,83 m).

A Hyperion foi descoberta no Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco, no fim do ano passado por uma equipe de cientistas americanos, que se dedicou a percorrer as florestas localizadas na região litorânea da Califórnia.

Segundo o naturalista Chris Atkins, que descobriu a Stratosphere no ano 2000, os cientistas já encontraram até hoje cerca de 135 sequóias que chegam a mais de 100 m. O descobrimento surpreendeu os especialistas, porque estes não esperavam encontrar mais árvores de grande porte nesta zona.

O local, durante anos, serviu de área de extração para empresas madeireiras e também não cumpre com as condições que, até agora, tinham sido pensadas como idôneas para abrigar as espécies de árvores gigantes.

A Califórnia é também o berço da árvore mais volumosa do mundo, a sequóia gigante General Sherman, no Parque Nacional das Sequóias, e da mais velha, chamada Matusalém, que tem cerca de 4.650 anos.

Árvore mais antiga do Brasil
A árvore mais antiga do País é um jequitibá-rosa do Parque Estadual de Vassununga, que se localiza no município de Santa Rita do Passa Quatro, a 253 km de São Paulo. Com aproximadamente 3 mil anos de idade, a árvore tem 40 m de altura e cerca de 3.60 m de diâmetro.

Segundo a Prefeitura do município, a quantidade de madeira produzida por este jequitibá-rosa seria de 190 m3, o que poderia construir aproximadamente 15 mil cadeiras. Estima-se que o exemplar é do ano de 1020 a.C..

Você tem dúvidas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra