Você Sabia?

Notícias » Educação » Você sabia? » Ciência » Ciência

 Por que as pessoas desmaiam?

Comentários
 

Uma perda súbita da consciência associada a uma impossibilidade de permanecer em pé. Os desmaios atingem pessoas de diferentes idades e podem ter diferentes causas, segundo o neurologista Carlos Roberto Rieder, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De acordo com o médico, o desmaio é decorrente da diminuição do fluxo sangüíneo no cérebro.

» Por que o sangue é vermelho?
» Por que temos soluço?
» De onde vêm as cócegas?

O mais comum é o que os médicos chamam de síncope vaso-vagal. "Quando uma pessoa está sentada e levanta bruscamente, por exemplo, os vasos sangüíneos precisam diminuir o calibre para manter o fluxo de sangue no cérebro. Para algumas pessoas, esse reflexo é reduzido, diminuindo a pressão e demorando mais para que o sangue chegue ao cérebro", diz o médico.

A síncope costuma ter alguns sintomas prévios - como fraqueza, palidez, calor, náusea, tontura, dor de cabeça ou palpitações -, que podem durar de poucos segundos a minutos. Segundo Rieder, os idosos estão mais propícios a ter desmaios, principalmente ao acordar durante a noite para ir ao banheiro.

"É importante alertar para que, antes de se levantar, eles se sentem na cama, para facilitar a circulação", ressalta. O professor diz ainda que outras causas comuns para os desmaios são cardiogênicas, como arritmia cardíaca ou outras situações que alterem o bombeamento de sangue ao cérebro.

Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.

Redação Terra